Paraná

Procura é grande e vacina contra a gripe esgota nos primeiros dias

Os municípios estão sendo reabastecidos conforme o Governo do Estado recebe novas remessas do Ministério da Saúde.
Em Pinhais, 4.019 idosos foram imunizados nos dois primeiros dias da campanha, o que representa 50% do público-alvo desta primeira etapa (Foto: Prefeitura de Pinhais )

A grande procura pela vacinação contra a gripe fez com que as doses se esgotassem já nos primeiros dias da campanha em vários municípios. As prefeituras serão reabastecidas conforme o Governo do Estado receba novas remessas do Ministério da Saúde.

A Secretaria da Saúde do Paraná distribuiu aos municípios até agora dois lotes: o primeiro, com 522 mil doses, foi enviado antes de a campanha iniciar, e o segundo, com 284 mil doses, começou a ser enviado na terça-feira, dia 24. Nos próximos dias, o Estado deve receber do Ministério da Saúde o terceiro lote, com mais 213 mil doses.

NÚMEROS ATÍPICOS 

Em Pinhais, por exemplo, 4.019 idosos foram imunizados nos dois primeiros dias da campanha, o que representa 50% do público-alvo desta primeira etapa. Esse percentual é atípico. Para se ter uma ideia, em 2019, nos dois primeiros dias foram aplicadas apenas 1.486 doses e o município alcançou 5.568 idosos só após 20 dias de campanha.

Em Curitiba, onde público-alvo desta primeira fase da campanha de é aproximadamente 118 mil pessoas, só no primeiro dia da campanha 43.144 mil doses da vacina foram aplicadas. 

CAMPANHA

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou na segunda-feira, dia 23. Na primeira fase, que vai até o dia 15 de abril, serão imunizados idosos e trabalhadores da área da Saúde. A segunda fase será do dia 16 de abril a 9 de maio e terá como público-alvo professores, pessoas com doenças crônicas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Na terceira e última fase serão vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, que são as mães que tiveram bebês até 45 dias e apresentem algum documento que comprove a condição, e adultos de 55 a 59 anos. A campanha termina no dia 22 de maio em todo o estado.