Saudade

O homem dos números e dos cavalos

No último dia 19 o assessor especial da Prefeitura de Campina Grande do Sul Eduardo Peron faleceu aos 69 anos de idade, depois de lutar contra um câncer. Nome muito conhecido e respeitado por todos, ele se dedicou à contabilidade das prefeituras de Campina e Quatro Barras, foi empresário, um exímio pai de família e amante dos cavalos, se dedicando ao CTG, nos últimos anos de sua vida. Natural da localidade de Pinhalzinho, município de Taió, em Santa Catarina, Peron era viúvo e deixou a filha Evelyn e o filho Euler; o genro Carlos; a nora Cris e os netos Matteo, Sofia e Helena. 


Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná com pós-graduação em Administração Pública pela fundação Getúlio Vargas, graduado em Reengenharia de Processos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná e em Administração Pública pela Unibrasil, ele ingressou na Prefeitura de Campina Grande do Sul no dia 1º de julho de 1974, onde ficou até a data de seu falecimento. Foi, além de contador geral, secretário de Administração e Finanças. 


Em Quatro Barras, ele iniciou também no dia 1º de julho de 1974, e atuou como contador do município até o dia 21 de janeiro de 2009. No ano de 1977, Peron fundou o “Graciosa Organização Contábil Ltda”, juntamente com o colega do curso de Ciências Contábeis, José Carlos Girelli. Sociedade que durou até o ano de 2004. 


Além das atividades desempenhadas no serviço público, Peron prestou serviços às empresas Hermes Macedo, banco Bamerindus, siderúrgica Guaíra e Copel. Foi coordenador administrativo financeiro da Comec; professor de orçamento público e qualificação profissional continuada da Fundação de Assistência aos Municípios do Paraná, antiga Fundepar, hoje Paraná Cidade; e atuou como consultor local do Banco Mundial (Bird) em diagnóstico e referências para o programa Paraná Urbano. 


No dia 14 de julho de 2016 recebeu o título de cidadão honorário de Quatro Barras, indicado pelo vereador Antonio Cezar Creplive, o Totó, presidente da Câmara, que, na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 23, concedeu Moção de Pesar à família.


Na Câmara de Campina Grande do Sul, Peron também foi lembrado pelo vereador Cilon Junior, que solicitou que a Casa enviasse ofício de pesar aos familiares do amigo. A Prefeitura de Campina Grande do Sul publicou uma nota de pesar em suas redes sociais e no portal eletrônico oficial do município. O prefeito, Bihl Zanetti, escreveu em seu Facebook e Instagram pessoais uma mensagem de agradecimento pelo trabalho de Peron no município. “Foi o homem dos números, do orçamento exato, do zelo com o patrimônio público. Mas também sempre foi o homem da boa conversa, do violão suavemente tocado e do cavalo bem domado”, diz um trecho do texto.