Ops! A página que você tentou acessar não existe!
Ops! A página que você tentou acessar não existe!
Ops! A página que você tentou acessar não existe!
Ops! A página que você tentou acessar não existe!
Campina Grande do Sul

Falavinha é confirmado candidato a prefeito de Campina; Veja quando serão as próximas convenções

Pros e PDT foram os primeiros partidos a realizar convenção no município.
Falavinha é vice-prefeito desde 2013. Antes, foi vereador, presidente da Câmara e secretário municipal (Foto: Divulgação)

O Partido Republicando da Ordem Social (Pros) confirmou Nilson de Jesus Pires Falavinha como candidato a prefeito de Campina Grande do Sul. Eduardo Kuhn, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ficou definido como candidato a vice-prefeito na chapa. A convenção partidária ocorreu na última segunda-feira, dia 7, na Câmara Municipal. 

O Pros também definiu 17 candidatos a vereadores de Campina Grande do Sul, seis mulheres e 11 homens. Os candidatos a vereadores pelo PDT não foram definidos. 

As convenções que devem confirmar os outros candidatos a prefeito e vice-prefeito do município estão marcadas para os próximos dias. 

ONLINE

Embora a maioria dos partidos tenha optado por encontros presenciais, neste ano vários procedimentos - da convenção partidária ao registro das candidaturas - podem ser online, como forma de atender às recomendações médicas e sanitárias. Além da convenção virtual, será possível digitar a ata, registrar lista de presença, fazer cadastro dos candidatos e encaminhar tudo pela internet para a Justiça Eleitoral. 

O formato virtual também poderá ser adotado para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). As legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas.

As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais, desde que obedeçam aos prazos aplicáveis nas Eleições 2020 e às regras gerais da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e da Resolução TSE nº 23.609/2019, com as adaptações previstas quanto à abertura do livro-ata, registro de dados, lista de presença e respectivas assinaturas.

PRAZOS

Os partidos políticos têm até quarta-feira que vem, dia 16, para realizarem suas convenções, em que são os escolhidos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. A data-limite para o registro das candidaturas é o próximo dia 26. 

O calendário eleitoral deste ano foi prorrogado pela Emenda Constitucional 107/2020, por causa da pandemia de Covid-19. O primeiro turno das eleições municipais será no dia 15 de novembro. 

PRÓXIMAS CONVENÇÕES

Campina Grande do Sul
Segunda-feira, dia 14
PSL – 9h
PMN – 15h30 
PSC – 16h
PRTB – 16h30
DEM – 17h30

Terça-feira, dia 15
PSB – 14h30
Republicanos – 16h

Quatro Barras
Sábado, dia 12
Cidadania – 17h

Quarta-feira, dia 16
PSD – 13h
PSB – 13h
Podemos – 13h
Solidariedade – 14h
Democratas – 14h

Bocaiúva do Sul
Segunda-feira, dia 14
PRB – 15h

Terça-feira, dia 15
PSD – 14h

Tunas do Paraná
Sábado, dia 12
PSDB, PSB, PTB, Republicanos, PL, PSD, MDB, PDT e PSL – 19h

Adrianópolis
Quarta-feira, dia 16h

Cidadania – 17h