Quatro Barras

Dia 20 é feriado em Quatro Barras

São Sebastião é o padroeiro de Quatro Barras (Foto: Divulgação)

Dia 20 de janeiro é o dia de São Sebastião, padroeiro de Quatro Barras. A data é feriado municipal, conforme o Decreto 6628/2019, que dispõe sobre o calendário oficial do município. Neste ano, a comemoração cairá em uma segunda-feira.


Assim como São Jorge, Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa. A imagem de São Sebastião, tão conhecida de todos nós, revela um momento importante do martírio. 


Francês de nascimento, nascido em 256, Sebastião ingressou no exército romano e tornou-se capitão da guarda pretoriana, cargo de confiança do imperador. Sebastião, porém, era cristão e, sempre que podia, visitava os irmãos na fé que estavam presos, levando-lhes conforto espiritual e consolo. Posicionava-se contra as perseguições e torturas infringidas aso cristãos. Por isso, descoberto pelo Imperador Maximiano, foi preso, torturado e obrigado a renunciar a sua fé cristã. Negando-se a obedecer, o imperador o condenou a uma morte lenta.