Psicologia e Saúde
POR QUE TENHO MEDO DE DIRIGIR?

Se você tem facilidade de aprender coisas novas, sempre foi bom aluno, é dedicado em tudo que se propõe a executar, porque na hora das aulas de direção fica tenso e acaba sendo reprovado nos exames? Você pode estar com fobia de dirigir - segundo a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), cerca de dois milhões de brasileiros sofrem com problemas que os impede de dirigir.

Por que tantas pessoas sentem esse medo exagerado e persistente? A fobia - que é esse medo exagerado desproporcional ao fato em si - gera ansiedade só de imaginar-se dirigindo exatamente porque sentimos um perigo eminente sem ter esse risco real que dirigir representa após as aulas teóricas e práticas.

Se racionalmente você sabe que quer dirigir, mas a ansiedade está dominando você, procure ajuda psicológica para além de entender seu receio, treinar técnicas gradativas de enfrentamento dessa limitação, o saldo de buscar ajuda para esta situação será maior autoconfiança, maior autonomia e saber lidar melhor com outras limitações que possam existir em sua vida através do autoconhecimento! Um psicólogo pode ajudar!

Amanda Franco Andreatta e Vania Costa, corpo clínico da Empiria Clínica de Psicologia e Saúde. Contatos: (41) 99631-3376 e (41) 99894-3838.           

Qualidade de vida emocional

Às vezes nos sentimos desanimados e não sabemos claramente o por quê. Nos distraímos, acaba "’passando’ e não procuramos ajuda. Se persistirem esses sentimentos, faça uma avaliação geral em seu cotidiano:

- Como têm sido seus dias?

- Que grau de satisfação sente no seu cotidiano?

- Tem se alimentado corretamente com todos os grupos alimentares?

- Tem se exercitado, ou pelo menos caminhado diariamente por 1 hora?

- Têm momentos prazerosos com família, amigos?

- Tem consciência do que pensa? Se sim, pensa mais no passado ou no futuro?

 

Volte para o momento agora e pense onde está e onde gostaria de chegar. Vamos pensar em nós com uma visão global - corpo e mente se inter-relacionam e, como uma parceria, ambos precisam interagir e respeitar seus limites para ter qualidade de vida física e emocional duradoura.

 

O autoconhecimento que a terapia nos proporciona nos auxilia no entendimento do nosso funcionamento interno e só é possível mudar, ou dar um novo significado naquilo de passamos se conseguirmos entender a nós mesmos! Um psicólogo pode ajudar!

 

Amanda Franco Andreatta e Vania Costa, corpo clínico da Empiria Clínica de Psicologia e Saúde. Contatos: (41) 99631-3376 e (41) 99894-3838.                                                                               

Você já sabe que profissão quer seguir?

Se você está na fase de vestibular ou não está contente com sua vida profissional e quer uma recolocação em outro âmbito profissional, pode se deparar com muitos sentimentos característicos.

 

É natural estarmos nervosos diante do vestibular que poderá definir nosso futuro, como também é natural se não gostamos de nossa escolha do passado, revermos essa nova opção que será muito mais saudável do que a insatisfação na eterna na carreira.

 

Em ambos os casos sentimos ansiedade, ou pela dificuldade de escolher um curso ou pelo medo de um recomeço que neste caso pode vir acompanhada do sentimento de frustração. Devemos ficar atentos para que a ansiedade não nos domine a ponto de não conseguirmos atingir nosso objetivo. Uma boa escolha profissional é embasada em uma orientação voltada para cada indivíduo.

 

E para te ajudar, contamos com testes psicológicos muito eficazes que mostrar suas características de personalidade, maturidade para escolha profissional, conhecimento das profissões, entre outros.

 

Conhecer-se é o ponto primordial para uma boa tomada de decisão, para isso observe o que te move, imagine-se trabalhando na área que tem em mente, se possível conheça alguma empresa nesse ramo.

 

Quanto mais nos conhecemos, mais prontos estaremos para fazermos as melhores escolhas em nossa vida profissional e pessoal! E lembre-se você não esta sozinho, um psicólogo pode ajudar!

Amanda Franco Andreatta e Vania Costa, corpo clínico da Empiria Clínica de Psicologia e Saúde. Contatos: (41) 99631-3376 e (41) 99894-3838.